É ótimo estar despido - Artigos II - Associação Pensamentos ao Vento

Ir para o conteúdo
Parece que é ótimo estar despido!
Quem não gosta de estar despido? Quer se esteja despido na cama, no duche, com a sua cara metade, pela casa, ou mesmo numa praia naturista, há algo maravilhosamente relaxante em tirar todas as roupas. Parece que existem também uma série de benefícios saúde.

  1. Previne infeções - Quando se passa muito tempo vestido, tendemos a suar bastante. O suor promove o aparecimento de bactérias aumentando o risco de infeções bacterianas. Ao passar mais tempo em pelo, proporcionamos ao nosso corpo um melhor arejamento reduzindo, deste modo, o risco de aparecimento de infeções.
  2. Mais vitamina D - O sol é a melhor fonte de vitamina D e a melhor forma de apanhar montes de luz solar é permitir a sua absorção em todo o corpo. Facilmente se percebe que estar despido ao ar livre vai ajudar a sintetizar mais vitamina D, o que vai incrementar a saúde da pele, ossos e órgãos.
  3. Reduz toxinas - O suor elimina uma grande parte das toxinas da nossa pele, mas quando usamos roupa, esta fica ensopada com suor e toxinas e faz com que a pele as reabsorva. Estas toxinas podem causar problemas de pele, mas estar despido permitirá à sua pele a hipótese da sua eliminação definitiva.
  4. Incrementa a fertilidade - Não parecemos apenas melhores quando andamos por aí despidos. Para os homens pode ser uma forma de aumentar a sua fertilidade. A roupa demasiado justa na zona das virilhas pode restringir a circulação sanguínea para a genitália, reduzindo a qualidade e a quantidade de esperma e aumentando o risco de problemas de infertilidade.
  5. Melhora a circulação - Vestuário apertado (soutiens, roupa interior, calças elásticas, etc.) colocam pressão no nosso corpo e podem mesmo reduzir a circulação sanguínea. Ao retirar toda essa roupa, permitimos ao sangue que volte a circular normalmente.
  6. Incrementa a função cerebral - Vários estudos concluíram que andar despido é uma excelente forma de prevenir a doença de Alzheimer e aumentar a função cerebral. Pode parecer estranho, mas a pressão direta nas solas dos pés, ao caminhar descalço, ajuda a prevenir o envelhecimento e aumenta a plasticidade[1] do cérebro.
  7. Relaxa - Sabia que estar despido é parecido com receber uma massagem? Deitar-se na cama nu ajuda a aumentar a circulação sanguínea fazendo com que seja mais fácil desintoxicar o sistema e reduz a carga no sistema nervoso.
  8. Aumenta a autoconfiança - Há algo na nudez que nos força a olhar as nossas imperfeições ao espelho. Eventualmente, ficaremos mais confortáveis na própria pele e as coisas não vão parecer tão mal. Com o tempo, a autoimagem vai mudar e vamo-nos ver de uma forma muito diferente, de uma forma mais positiva.
  9. Reduz os gastos com roupa e o desperdício - Estima-se que mundialmente se gastem mais de 15 mil milhões de euros por ano apenas em fatos-de-banho, imagine quanto se gasta em outros tipos de vestuário. Despir-se mais vezes vai ajudar a gastar menos dinheiro em roupas aumentando, assim, as suas poupanças. Mais, menos roupa comprada significa menos roupa no lixo depois de gasta, já para não falar em menos gastos (também ambientais) com o seu tratamento (lavagem, etc.).
  10. Suba os seus níveis de tolerância - Não estamos a falar de tolerância ao álcool ou estimulantes, mas sim de tolerância aos outros e ao seu modo de vida. Num estudo desenvolvido na Flórida, os investigadores descobriram que estudantes a favor da nudez aceitavam com maior facilidade modos de vida alternativos, gays, lésbicas, outras etnias e outras religiões, do que os estudantes que se afirmaram contra a nudez.
Parecem algumas razões válidas para se despir...
[1] Capacidade que o cérebro tem de se remodelar em função das experiências do sujeito, reformulando as suas ligações em função das necessidades e dos fatores do meio ambiente.

Traduzido e adaptado por José Luís Vieira a partir de https://theluxuryspot.com/health-benefits-to-going-nude/
em 14/08/2018
anterior subir next
Voltar para o conteúdo