Estar despido: O segredo para a felicidade - Associação Pensamentos ao Vento

Ir para o conteúdo

Menu principal:

ESTAR DESPIDO: O SEGREDO PARA A FELICIDADE
Sente-se em baixo? Tire as roupas todas: estar nu faz-nos mais felizes e mais satisfeitos com os nossos corpos

Os nudistas costumam afirmar que estarem nus os torna mais felizes do que ao usarem roupas
Pode pensar que estar despido no meio de um grupo de pessoas totalmente desconhecidas o faria estar mais consciente do seu corpo.
Mas parece que o oposto é verdadeiro.
A participação em atividades nudistas faz com que as pessoas fiquem muito mais satisfeitas com os seus corpos e até mesmo com as suas vidas, sugere uma nova pesquisa.

Mas a evidência sobre se a nudez afeta a felicidade das pessoas estava em falta
Uma equipa de investigadores da Goldsmiths, Universidade de Londres, analisou as ligações entre as atividades naturistas e o grau de satisfação dos participantes com os seus corpos e vidas em geral.
O estudo, publicado no Journal of Happiness Studies, chegou à conclusão de que tirar as roupas junto de estranhos poderá ser positivo para o próprio.
"A insatisfação com a imagem corporal é um problema sério e global que afeta negativamente a satisfação com a vida" escreveram os autores no estudo.
Foram feitas várias afirmações sobre os possíveis benefícios psicológicos das atividades naturistas, mas muito pouca pesquisa empírica investigou esses benefícios ou quaisquer explicações plausíveis para eles.
Keon West e a restante equipa solicitaram a 849 britânicos para preencher um inquérito online, e verificou que aqueles que passam tempo despidos eram mais felizes com os seus corpos, explica ele no vídeo.
Quanto mais antiga fosse a prática do naturismo e quanto maior a frequência com que as pessoas o faziam, mais felizes eram, disseram os investigadores.

Os investigadores estudaram a satisfação corporal antes e depois de tirar a roupa
Mas é possível que as pessoas que estavam mais felizes com os seus corpos passassem mais tempo despidas, e não que ficassem mais felizes por estarem despidas.
Em outras duas experiências, os pesquisadores foram a dois eventos naturistas no Reino Unido, para explorar ainda mais a ideia.
Em ambos os eventos os participantes foram questionados sobre os seus sentimentos antes de ficarem nus e no final do evento antes de voltarem a vestir-se.
Em ambos os casos os participantes experimentaram melhorias imediatas e significativas na imagem corporal, na autoestima e na satisfação com a vida.

Eles descobriram que estar despido faz as pessoas mais felizes com os seus corpos
Os investigadores disseram que os resultados mostram que a nudez pode ter um impacto positivo sobre a nossa saúde mental.
"Os naturistas já dizem isso há algum tempo", afirma West.
"No entanto, apesar de muitas afirmações positivas, pouca ou nenhuma pesquisa empírica investigou se a atividade naturista (e não a atitude ou as crenças) realmente nos faz mais felizes ou, mais importante ainda, porque nos faz mais felizes".
Os resultados iniciais sugeriram que ver outras pessoas nuas poderia ser ainda mais importante do que ser visto nu, disseram os pesquisadores.
West argumenta que, embora seja necessária mais investigação, os resultados mostram que a nudez pública é benéfica para o nosso bem-estar.
Acrescenta que a nudez poderia oferecer uma solução para o problema da insatisfação corporal no futuro.
"Pelo menos", referiu, "valerá a pena investigar".

Ver o vídeo: https://vimeo.com/199688358
Ler o artigo completo: https://link.springer.com/article/10.1007/s10902-017-9846-1
Traduzido e adaptado por José Luís Vieira a partir de:
http://www.dailymail.co.uk/sciencetech/article-4156788/Being-naked-makes-happier-bodies.html
em 18/03/2017
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal