Não uso soutien - Artigos II - Associação Pensamentos ao Vento

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Não uso soutien e não me arrependo
naousosoutien
Já passou um ano desde que deixei de usar soutien. Aqui fica a minha história.
A maioria das miúdas são aconselhadas a usar soutien na escola preparatória, ou mesmo mais cedo, na primária, para o resto das suas vidas. Eu segui a regra social começando na escola preparatória até ao verão passado. Ao longo desses oito anos, a ideia de sair sem soutien, para mim, foi um tabu sufocante.
Mas quando fui para a faculdade, a minha colega de quarto comentou que nunca conhecera ninguém que detestasse tanto usar soutien quanto eu, porque reparou que a primeira coisa que eu fazia quando regressava ao quarto era tirar o soutien.
Mas quando fui para a faculdade, a minha colega de quarto comentou que nunca conhecera ninguém que detestasse tanto usar soutien quanto eu, porque reparou que a primeira coisa que eu fazia quando regressava ao quarto era tirar o soutien.
Alguns poderão dizer que eu não estava a usar o soutien correto. Mas eu tentei tudo desde Maidenform a Aerie, a Victoria’s Secret, e tudo com a ajuda dos empregados das lojas. Simplesmente não gostava de usar soutien: era desconfortável.
Sempre tive autoconsciência do meu corpo, especialmente das mamas. Sou a primeira a dizer que são pequenas. Atingi o 38 copa B. Costumava detestar o quanto as minhas mamas são pequenas, mas aprendi a aceitá-las ao longo da minha carreira académica.
Acabaram por ser uma bênção disfarçada porque posso andar confortavelmente sem soutien sem dores nas costas e outras dores físicas de que as mulheres de mamas grandes podem vir a sofrer se andarem sem soutien durante o dia.[1]
Então se estou muito mais confortável sem soutien, porque, encaremos o facto, os soutiens são desconfortáveis, porque me devo sentir pressionada a usar um?
Mas eu consigo ver os teus mamilos!
E a minha resposta a isto é: E então? Os mamilos femininos são uma parte necessária à vida e reprodução do Ser Humano (ainda não se tem a certeza sobre o porquê de os homens terem mamilos[2]) porque antes da humanidade inventar o leite para bebés, a amamentação era a única forma que as mães tinham para alimentar os seus recém-nascidos.
E ainda assim a sociedade sexualiza a amamentação, pois as mulheres que o façam em público podem ser incomodadas ou mesmo detidas. Desde que as mulheres continuem a exibir as mamas para servir os desejos sexuais dos homens, é aceitável.
Mas não é por isto que eu não uso soutien. Eu não vejo as minhas mamas como algo intrinsecamente sexual. Ninguém se surpreende com um homem em tronco nu, especialmente no verão. Mas eu seria detida por fazer o mesmo em público.
Os mamilos por si só, definitivamente, não são intrinsecamente sexuais. Alguns podem argumentar que as mamas são partes sexuais do corpo porque as mamas grandes são sinais para potenciais companheiros de que as mulheres já passaram a puberdade, e já podem engravidar, e têm espaço para transportar montes de leite para os seus rebentos.
As razões pelas quais as mamas são sexuais, assim, são simplesmente biológicas. O mesmo se pode dizer do rabo e das ancas femininas; o tamanho indica a evolução saudável do seu corpo após a puberdade e a capacidade de engravidar e carregar um bebé.
Uma vez que os humanos estão biologicamente orientados para a reprodução, não existe desculpa para que qualquer mulher se envergonhe de não usar soutien. Usar um soutien normalmente cobre os mamilos e distorce a forma natural das mamas ao suportá-las ou levantá-las. Sem soutien, arrisco, aberta e publicamente, a que qualquer um veja os meus mamilos através da camisola, bem como a forma natural das minhas mamas, sem serem sustentadas por um ridiculamente caro soutien.
E não me arrependo.
Percebi até que ponto o corpo das mulheres é literalmente controlado por construções sociais artificiais, sendo o soutien apenas uma delas. Outras construções sociais que controlam o corpo das mulheres incluem a pressão social para depilar os nossos corpos: axilas, pernas e as nossas partes privadas.
Assim, recuso-me a usar peças de construções sociais dolorosas, desconfortáveis, ridiculamente caras, concebidas para controlar o corpo feminino, quando estou perfeitamente feliz com a forma como o meu corpo é naturalmente.
Também, se não está convencido: é realmente quente no verão. Sem soutien torna-se muito mais fresco.

Dahlia Lee DeHaan

Aqueles suficientemente loucos para pensar que conseguem mudar o mundo são os que realmente o mudam.

[1] Nota do tradutor: Não existem evidências de que a ausência de soutien em mulheres de mamas grandes provoque dores de coluna. No entanto, existem evidências de que o uso de soutien transfere o peso natural das mamas para a zona dos ombros podendo causar então as dores de coluna e mal-estar que a autora refere. Se o soutien for inapropriado, então os problemas serão ainda maiores, quer para a coluna, quer para as mamas.
[2] Nota do tradutor: Biologicamente até à 12^ semana de gestação não existe diferenciação sexual embrionária, depois as hormonas começam a atuar e dá-se a diferenciação, basicamente a estrutura é a mesma. A Natureza é muito poupada, tantos homens como mulheres possuem glândulas mamárias, os homens apenas não possuem as hormonas para um desenvolvimento semelhante ao das mulheres.

Traduzido e adaptado por José Luís Vieira a partir de https://www.theodysseyonline.com/wearbra
em 15/07/2017
anterior subir proximo
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal