Naturismo Recreativo versus Naturismo Ético - Artigos II - Associação Pensamentos ao Vento

Ir para o conteúdo

Menu principal:

 
NATURISMO RECREATIVO versus NATURISMO ÉTICO
66naturismorecreativoetico
Nota:
Este artigo reflete, na sua generalidade, a posição da Associação Pensamentos ao Vento sobre aquilo que o Naturismo é e o que representa.
Sendo que, como é referido no artigo, na Europa, a usual designação de Naturismo é a que está mais largamente difundida, fará então sentido a divisão entre Naturismo Recreativo e Naturismo Ético, eliminando assim o conceito de nudismo, com toda a sua carga negativa.

Nudismo vs Naturismo
Naturista ou nudista? O termo usado depende, em parte, do local onde se encontra. Na Europa, é usado quase exclusivamente o termo “naturista”, enquanto o termo “nudista” é por vezes depreciativo. Nos Estados Unidos, grande parte das pessoas que frequenta os clubes autodenominam-se nudistas pois pertencem à Associação Americana para a Recreação Nua (AANR - American Association for Nude Recreation) que usa o termo “nudista”. Os americanos que frequentam gratuitamente as praias tendem a preferir identificar-se como naturistas uma vez que, historicamente, a Sociedade Naturista (TNS - The Naturist Society) tem sido a maior defensora das praias gratuitas nos EUA. No Canadá, as organizações naturistas oficiais denominam-se Federação dos Naturistas Canadianos (FCN - Federation of Canadian Naturists) e Federação Quebequiana de Naturismo (FQN - Fédération Québécoise de Naturisme), mas muitos canadianos usam os termos “naturismo” e “nudismo” como sinónimos.

Em Bare Oaks, parque naturista familiar perto de Toronto, Canadá, acredita-se que o termo “naturismo” adequa-se de uma forma mais precisa àquilo que é o movimento. A filosofia naturista é muito mais do que simplesmente tirar a roupa e o termo “nudista” sugere ser apenas acerca da nudez. Naturismo é uma filosofia de vida com benefícios físicos, psicológicos, ambientais, sociais e morais. Além disso, argumenta-se que não é acerca da nudez. É acerca de respeito por nós próprios, pelos outros e pela natureza. É acerca de ser mais natural. Mas, claramente, a nudez é uma ferramenta fundamental usada para atingir esses objetivos.

No entanto, muitas pessoas que se autointitulam nudistas ainda possuem claramente valores naturistas. Então, o que na realidade importa é no que uma pessoa acredita e a forma como atua.

A Escala Recreação / Ética Naturista
Com o tempo, as pessoas passam de meros participantes no naturismo para ativistas. Mas nem todas veem o Naturismo como uma filosofia de vida. Assim, introduzimos duas categorias dentro do Naturismo: O Naturismo Ético e o Naturismo Recreativo. Estas não são classificações estanques ou limitativas. Pelo contrário, é uma escala em que a maioria das pessoas se situa algures entre os extremos.

Naturistas Recreativos
Muitas pessoas iniciam-se como Naturistas Recreativos pela simples razão de que a sensação de estar livre de roupas é fantástica. Não é possível negar o facto de que mergulhar despido é uma das grandes alegrias da vida. A partir desse ponto inicial, muitos naturistas evoluem para um entendimento mais complexo da ideologia por trás do movimento, mas nem todos.

O Naturista Recreativo vê a nudez apenas como uma atividade de recreio. Apesar de gostar de estar despido, apenas o faz no confinamento do seu clube ou na praia; muitos raramente se desnuda em casa. Geralmente não encontra implicações naturistas no mundo têxtil.

Uma vez que existem alguns princípios ligados às suas atividades sem roupa, é improvável que o Naturista Recreativo se oponha às tendências da moda ou à forma como as pessoas são retratadas nos media. A transformação do corpo em objeto e os inalcançáveis padrões de beleza, provavelmente, não são conceitos que o preocupem. É espectável que julgue os outros pela sua aparência e sexualidade. Alguns ainda gostam de usar itens de moda nos ambientes naturistas; e é por isso que muitos deles preferem um ambiente de roupa-opcional. Quase com certeza, o Naturista Recreativo não se vai colocar mais próximo da natureza com o seu passatempo.

Muitos preferem o termo nudista pois apenas a nudez lhes interessa. Mas alguns usam o termo naturista como eufemismo para nudismo, porque pensam que a palavra será menos ofensiva para os seus familiares, amigos e vizinhos.

No Parque Naturista Familiar de Bare Oaks, os colaboradores trabalham despidos. Como naturistas, vemos o corpo humano como um todo e natural. Uma vez que desaprovamos o uso de vestuário para evidenciar status social, ter o pessoal a usar roupas (ou pior, fardas) parece contraintuitivo. No entanto, algumas pessoas criticaram fortemente esta política como “pouco profissional”. Em discussão com alguns dos críticos, ficou claro que viam a nudez apenas como uma alternativa ao fato-de-banho. Assim fazia sentido. Se visitar um resort não-naturista nas Caraíbas, não espera que os funcionários usem fato-de-banho, isso sim, isso pareceria pouco profissional. Consequentemente, a nudez nos serviços do Bare Oaks parece pouco profissional aos Naturistas Recreativos.

Naturistas Éticos
Enquanto os Naturistas Éticos gostam da liberdade de estar despidos, também veem o Naturismo como uma crença e uma filosofia de vida. Acreditam que é imoral fazer com que as pessoas tenham vergonha ou constrangimento da própria imagem. Entendem que a atitude da sociedade em relação ao corpo humano resulta numa falta de autoestima. A consequência é frequentemente uma falta de autoconfiança e o início de uma panóplia de disfunções emocionais. Consequentemente, esforçam-se por aceitar o seu eu natural e em sentir respeito pelos outros.

O respeito pelo corpo também os leva a procurar práticas saudáveis para o seu eu físico. Os Naturistas Éticos veem-se a si próprios como parte da natureza e, consequentemente, esforçam-se para minimizar o seu impacto na mesma.

Assim, para o Naturista Ético, o Naturismo é fundamentalmente acerca da ética e da moralidade. De tal modo que, para alguns, o Naturismo até atinge uma dimensão espiritual.
Apesar das restrições culturais limitarem a nudez ao seu clube, à praia e a casa, os Naturistas Éticos levam os seus ideais para todo o lado. O Naturismo é uma crença que molda a sua perceção do mundo bem como a forma como a ele reagem. Procuram incorporar os princípios do Naturismo em todos os aspetos da sua vida.

Alguns Naturistas Éticos identificam-se como nudistas, mas muitos preferem autointitularem-se naturistas porque sentem que é mais representativo da totalidade da sua ideologia.

Apesar de preferir a nudez, o Naturista Ético consegue praticar naturismo mesmo vestido.

Conclusão
Novamente, é importante perceber que a maioria das pessoas não encaixa em nenhuma das categorias, nem nenhuma pessoa manifesta todas as características descritas. Como muitas categorizações, estas duas categorias de naturistas representam um continuum com a maioria das pessoas posicionadas entre os extremos. Mas para aqueles que acreditam que o Naturismo tipifica um ideal para uma sociedade mais saudável, ser Naturista Ético é o objetivo.

Traduzido e adaptado por José Luís Vieira a partir de http://www.bareoaks.ca/index.php/en/about-naturism/ethical-naturism.html
em 08/09/2017
anterior subir
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal