Guia para praias naturistas - Artigos II - Associação Pensamentos ao Vento

Ir para o conteúdo

Menu principal:

GUIA PARA PRAIAS NATURISTAS
61conselhospraianaturista
As praias naturistas diferem de outros locais de entretenimento geral e recreação pessoal na medida em que permitem a qualquer pessoa a liberdade de remover as roupas sempre que entender adequado. Claro que existem regras, mas são essencialmente destinadas a garantir o conforto e a melhor satisfação dos frequentadores. Ao longo dos anos, as praias naturistas tornaram-se aceitáveis ao público em geral e algumas delas foram legalizadas pelas entidades competentes como espaços naturistas. Além disso, a pouco e pouco as pessoas abriram-se à ideia
de nadar, caminhar e divertir-se ao natural, algo com o qual qualquer pessoa poderia estar bastante familiarizada. Se gosta da liberdade natural de estar sem roupas, então as praias naturistas são o local ideal para começar.

Razões para visitar uma praia naturista
Pense nisso. A história aponta para que os nossos antepassados, até há 72 mil anos, andassem por aí sem vestuário. Os seres humanos estavam confortáveis na própria pele e não sentiam a necessidade de se cobrir. Como resultado, não existiam inibições e o nudismo seria confortável. Essencialmente, isso significa que existe algo incrível em ser apenas o próprio. As praias naturistas dão-lhe uma sensação de liberdade como nunca antes experimentou. Permitem que esteja em sintonia com a natureza e que sinta o clima sem barreiras.
Para aqueles que não estão familiarizados com a ideia, a experiência numa praia naturista será como que uma revelação. Claro, poderá existir uma hesitação inicial, mas que será fácil de superar. Vai entender que a natureza humana merece ser celebrada e amada e realmente a melhor maneira de o fazer será libertar-se de todas as reservas. Existem naturistas que, ao longo do tempo, perceberam que há algo de bastante libertador em poderem apreciar-se a si próprios.

Encontrar a praia naturista mais próxima
As praias naturistas são dos locais mais apreciados pelos naturistas de todo o mundo, por isso, encontrar uma não deverá ser problema. Pode iniciar a sua pesquisa explorando os locais de recreação que existam na sua área. Procure conhecer as experiências que estão disponíveis e preste atenção em detalhes específicos, como localização e regras gerais.
A internet também é um ótimo local para procurar opções. Existem inúmeros motores de pesquisa on-line que permitem encontrar sites com indicação de praias naturistas com um nível aceitável de autenticidade. Diretórios, blogs e sites sobre naturismo também contêm muitas informações úteis sobre praias naturistas e podem ajudar a encontrar o que procura. Interesse-se pelos detalhes sobre a natureza e especificidade dos locais que surgiram. Se possível, entre em contacto para obter informações mais concretas.
Se se encontrar de férias, além de procurar na Internet, pergunte diretamente aos habitantes locais. Ninguém o saberá informar melhor. Assim poderá acabar por desfrutar de um mergulho sem roupa num paraíso secreto que de outra forma não encontraria.

TIPOS DE PRAIAS NATURISTAS
Praias de nudez obrigatória
(Não existem em Portugal praias de nudez obrigatória)
Nestas praias, a nudez é regra obrigatória. Não existe opção e deve ir com vontade de ficar completamente despido. Esta regra existe para garantir que as pessoas desfrutem da companhia umas das outras de modo uniforme. No entanto, existe um certo grau de flexibilidade. Por exemplo, há permissão para se vestir se o tempo não permitir que esteja despido, ou se o seu estado de saúde proibir a exposição excessiva aos elementos.

Roupa opcional ou praias naturistas não obrigatórias
(Este é o tipo de praias oficialmente naturistas existentes em Portugal)
Este tipo de praias permite que se dispa se se sentir confortável para o fazer ou ficar vestido se assim o entender. No entanto, o ambiente dominante poderá incentivar a descobrir a liberdade de ficar sem roupa. Vai ver que muitas das pessoas na praia não têm nada vestido, o que pode ser altamente encorajador, especialmente se se aventurar pela primeira vez neste tipo de praia para experimentar o naturismo.

Praias naturistas não-oficiais
As praias naturistas não-oficiais são geralmente praias ou partes de praias que vêm sendo usadas por naturistas há muito tempo e se tornaram "oficiais". Todas as praias naturistas não-oficiais são de roupa-opcional e existe sempre o perigo de alguém se sentir incomodado, o incomodar ou apresentar queixa às autoridades.

Praias naturistas oficiais
(Apesar de a denominação coincidir com a das praias designadas como espaços naturistas em Portugal, estas não existem no nosso país pois não temos praias privadas)
As praias naturistas oficiais geralmente pertencem a resorts, hotéis ou clubes naturistas e são administradas por estes empreendimentos. Existem apenas algumas praias naturistas oficiais em comparação com as não-oficiais. Na maioria delas, a nudez é obrigatória.

REGRAS COMUMMENTE ACEITES NAS PRAIAS NATURISTAS
Não olhe fixamente
Por norma, todos estão lá para se divertir e não estão interessados em observar os outros. Pretendem estar em sintonia com a natureza, e não vão conseguir isso se tiverem alguém a observar de cima a baixo. Não será grave dar uma olhadela casual nos restantes naturistas, mas deve se lembrar que pode ser considerado grosseiro e insultuoso. Se quiser conversar com os que estão em seu redor, mantenha contacto olhos nos olhos, seja cordial e mostre-se desinteressado nos atributos alheios. E vice-versa. Ninguém o deve observar ou fazer sentir desconfortável, seja por que motivo for.

Seja amigável
Vai estar perto de dezenas de pessoas num ambiente muito privado. Para evitar momentos embaraçosos, fale com os outros mantendo sempre a cordialidade. Evite ficar demasiado amigável, pois esse gesto pode ser mal interpretado. Também precisa estar por dentro dos assuntos para dialogar. Por exemplo, a sua tese de doutoramento não deve surgir numa discussão numa praia naturista onde acabou de conhecer as pessoas com quem conversa. O humor deve ser leve, supõem-se que as pessoas não tenham de esforçar o cérebro numa conversa divertida e desinibida.

Não filme nem fotografe os outros naturistas
A maioria das praias naturistas, sendo públicas, permite que se levem câmaras e outros equipamentos de gravação. É perfeitamente normal tirar fotos sem roupa de si ou dos seus amigos. No entanto, é necessário respeitar a privacidade dos outros e evitar deixá-los desconfortáveis. Certifique-se de que só fotografa ou filma a si mesmo e ao seu grupo. Se houver outras pessoas dentro do enquadramento, solicite educadamente que se desviem um pouco para ter uma imagem limpa e pessoal. Se está interessado em tirar fotografias dos outros entusiastas para a posteridade, caminhe até eles e peça expressamente permissão. Ficará surpreendido ao descobrir o quão fácil é fazer isso.

Evite o contacto físico
Os cumprimentos estão perfeitamente bem, mas há certos graus de interação permitidos quando se está a lidar com pessoas completamente estranhas. Se for convidado para um abraço ou uma foto de grupo, cabe apenas a si decidir se quer ou não. Não toque em nenhum dos seus companheiros naturistas sem um convite direto, porque, novamente, esse gesto pode ser mal interpretado.

Mantenha-se perto das pessoas com quem se sente confortável
Se tiver um punhado de amigos à sua volta, junte-se a eles. Isto permite manter um sentido de camaradagem e afasta-o de estranhos. Se estiver sozinho, é preferível dar umas voltas e apreciar as cenas à distância. Não se faça convidado para grupos restritos. Aguarde um convite ou pergunte se não há problema em se juntar ao grupo. Lembre-se de manter sempre um contacto cordial e amigável, uma vez que esses atributos ajudam a integrar-se sem grandes dificuldades.

CONSELHOS PARA QUANDO VISITAR UMA PRAIA NATURISTA
Agora vai passar a estar sempre despido, o que o vai expôr aos elementos, pelo que é necessário tomar medidas para se manter confortável e protegido.

Faça-se acompanhar de uma toalha
Basta dizer que existem algumas partes do corpo que, provavelmente, não vai querer colocar em contacto direto com a areia ou seixos. Se se sentar ou deitar, envolva-se numa toalha ou deite-se sobre ela. Uma toalha também deve ser usada se estiver disposto a deitar-se sobre uma espreguiçadeira, pois isso o protegerá de contactos, ou contágios, indesejáveis.

Use protetor solar
O tempo vai estar, na maior parte do tempo, implacável, assegure-se que aplica um pouco do seu protetor solar favorito na pele e especialmente nas partes que normalmente estão a coberto do sol. Deste modo, mantém-se protegido de queimaduras solares e raios cancerígenos. Lembre-se de não exagerar. Não vai querer que o seu corpo sobressaia a milhas de distância, apenas pretende inserir-se no meio e apreciar a vida ao ar-livre.

Leve o seu fato-de-banho consigo
Não será obrigatório, mas devemos sempre pensar adiantado. Pode querer dar um passeio pelas redondezas e relaxar sem um remendo vestido, mas a experiência com a água tem uma sensação diferente para cada um de nós. Também, uma vez que a maioria das praias são junto a outras não-naturistas, talvez seja necessário caminhar um pouco para chegar à parte naturista, com um fato-de-banho.

Cuide de si
O Naturismo e as praias naturistas são sobre sermos nós próprios, como tal, é difícil estabelecer regras sobre se devemos ou não usar pelos corporais. Uma coisa é certa; ninguém quer ser o centro das atenções e, como tal, o melhor é manter tudo composto.
NOTA: O tamanho e a quantidade de pelos corporais que decide manter apenas a si diz respeito e, supostamente, os outros naturistas não deveriam, por respeito aos outros, adjetivar a sua pessoa se entender não aparar ou remover os seus pelos corporais, mas a sociedade é extremamente pressionante no aspeto que mantemos e os naturistas não são assim tão diferentes da restante sociedade.

Cubra-se se necessário
Podemos estar numa praia naturista, mas existem momentos em que será necessário cobrirmo-nos por uma questão de não deixar os outros numa posição desconfortável. Se estiver perto de áreas de alimentação, balneários e pontos de saída, normalmente frequentados por não-naturistas, será necessário cobrirmo-nos. Alguns podem pensar que esta regra é um pouco descabida, mas é importante não colocar os outros em posições nas quais se sintam desconfortáveis.

Hoje em dia, as praias naturistas são uma paixão um pouco por todo o mundo. Proporcionam uma forma de nos divertirmos à vontade, quer o seu corpo seja escultural ou não e independentemente de estar cercado por dez ou por mil outras pessoas.
Se pretende conhecer uma praia naturista e experimentar o naturismo aproveite um dos nossos convívios de praia naturistas no verão ou venha connosco até à piscina naturista nos meses menos quentes. Pode também experimentar as atividades que fazemos depois da piscina ou até mesmo a caminhada noturna naturista no parque florestal.
Satisfaça a sua curiosidade entre pessoas naturistas e abrace o naturismo pois, uma vez que experimente esta sensação de liberdade, não vai querer voltar a vestir um trapo que seja.

Traduzido e adaptado por José Luís Vieira a partir de http://blog.vritomartis.com/nude-beaches-the-ultimate-guide/#more-349
em 29/08/2017
anterior subir next
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal