Naturismo familiar e férias naturistas em família - Artigos II - Associação Pensamentos ao Vento

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Naturismo familiar e férias naturistas em família
60feriasnaturistasfamília
Poderá já ter feito como tantos outros e ter considerado ir a uma praia naturista ou talvez já ter ido ver como era por lá, sozinho ou com amigos. Alguma vez pensou em levar a família numas férias naturistas? Como pode a sua família beneficiar da experiência? A somar ao facto da experiência ser libertadora e divertida, também existem mais benefícios técnicos que todos irão apreciar. Viver a vida sem roupas está enraizado na história dos nossos antepassados, mas os tempos recentes mudaram tudo isso. Não apenas no nosso dia-a-dia, mas pela forma como a
sociedade nos tem encorajado a acreditar que viver, mesmo ocasionalmente, de forma naturista é algo completamente desaconselhado. Felizmente, os tempos parecem estar a mudar lentamente na medida em que cada vez mais pessoas percebem a multiplicidade de benefícios que a família naturista obtém, mesmo que seja só com as férias ou por curtos períodos de tempo. As férias familiares são um tempo para relaxar e apreciar tempo de qualidade com os que estão à nossa volta fora dos nossos hábitos diários e é exatamente isso que vai fazer num espaço naturista.

Os benefícios do naturismo familiar e férias naturistas em família
Os benefícios do naturismo familiar têm um grande alcance, por isso começamos pelo básico. Encontra-se em férias num lugar fantástico e está com a família. Só por si, isto proporciona paz de espírito e melhora a sua saúde geral. Crescemos vestidos e vivemos os nossos dias vestidos, mas o que podemos aprender quando nos libertamos e voltamos ao nosso eu natural? Ao estar num ambiente naturista, aceitamo-nos como um todo, corpo e mente. É importante estar confortável no próprio corpo e devemos sentir o mesmo relativamente à família. A nossa imagem corporal está sob permanente exame minucioso do olhar público, então é bom e reconfortante saber que podemos ir a algum local e libertarmo-nos disso para nos focarmos em nós próprios e revelarmo-nos na nossa beleza natural. Todos os corpos são diferentes, tal como as personalidades e a saúde. Na maioria dos casos, as pessoas não veem os outros despidos, então é duro perceber que todos notam e apontam as imperfeições corporais e que devemos compreender a nossa individualidade física. No Naturismo pode fazer isso e promover o mesmo, autoconfiança positiva na família, num ambiente de mente aberta e livre do exame minucioso dos olhos curiosos da sociedade.

Férias naturistas em família
Par além da autoconfiança física que toda a família vai conquistar numas férias naturistas, pense na igualdade. Pode-se argumentar que todos estão vulneráveis, “despojados” das suas possessões mundanas e colocados em equidade de condições. Vamos considerar o vestuário. As roupas apareceram como forma de evidenciar o estatuto social e, na verdade, não nos afastámos muito disso. A alta costura, a moda dos estilistas, ainda é vista como algo que só pode ser usada por alguns e talvez essas pessoas sejam faladas ou tratadas de forma diferente. Sem vestuário não há ordem social nem nenhuma razão para alguém se sentir inferior a outro. Pense também em quão pequena será a sua mala de férias! Imagine o quão agradável vai ser sentir a chuva, o sol e o vento de uma forma que é quase impossível sentir em qualquer outro lado. É espantoso o quão libertador e agradável é sentir o primeiro mergulho sem fato-de-banho e o quanto mais veloz se pode nadar.

Passemos agora à parte mais técnica e falemos dos benefícios de saúde que se ganha em ter uma família de naturistas. O nosso maior órgão, a pele, não pode funcionar normalmente por baixo de todo o vestuário com que a cobrimos. Consideremos o que acontece quando suamos. Transpirar é a reação normal do corpo para nos arrefecer, mas quando usamos roupas não conseguimos arrefecer convenientemente. O suor simplesmente ensopa a nossa roupa deixando-nos desconfortáveis e causando fricção. O vestuário também impede o corpo de regular a temperatura. Está comprovado que dormir sem roupa permite ao nosso corpo manter-nos mais quentes quando dormimos no inverno e mais frescos nas noites quentes de verão. Roupa apertada, que por vezes é a moda, também pode causar problemas de circulação sanguínea. E então acerca da exposição solar? É à luz solar que vamos buscar a tão necessária vitamina D, que também tem um papel fundamental no desenvolvimento infantil. A luz solar também é benéfica para a saúde do coração e é um intensificador geral do humor. Devemos nos preocupar com o cancro da pele? Todos deveriam se preocupar, até certo ponto, acerca da exposição solar, mas os naturistas não vão para o sol para torrar como muitos outros. Os empreendimentos naturistas fornecem sombra em abundância, deste modo, existem muitas áreas perto da piscina e do mar nas quais não tem de se preocupar com apanhar sol a mais. Considere agora os efeitos do vestuário e da maquilhagem na sua pele de uma forma diferente, borbulhas e doenças de pele como a psoríase. Ao apanhar esse pouco extra de sol em todo o corpo, o corpo vai agradecer com uma pele mais límpida.

Decidiu então que os benefícios de passar umas férias naturistas em família são tão bons que quer levar a família numas. Na Associação Pensamentos ao Vento ainda não lhe podemos oferecer um espaço para o fazer, mas pode consultar os nossos protocolos e escolher um dos espaços naturistas disponíveis. Se quiser ir mais devagar, pode consultar o nosso calendário de atividades e escolher umas das muitas atividades naturistas, assinaladas com . Em caso de dúvidas dê uma espreitadela aos nossos álbuns de recordações para saber como foram as anteriores atividades e não deixe de nos contactar que teremos todo o gosto em esclarecer qualquer dúvida.

Traduzido e adaptado por José Luís Vieira a partir de http://blog.vritomartis.com/family-naturism-naturist-family-holidays/#more-102
em 25/08/2017
anterior subir next
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal