Conselhos de saúde para o estilo de vida naturista - Artigos II - Associação Pensamentos ao Vento

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Conselhos de saúde para o estilo de vida naturista
58conselhossaudevidanaturista
Há séculos que o naturismo é um fenómeno social sendo praticado em diferentes contextos sociais, especialmente durante eventos desportivos. Hoje, é definido como um movimento cultural e político que pratica, defende e aconselha à nudez individual e social. Muitos dos que optam pelo estilo de vida naturista fazem-no por diversas razões e podem praticar naturismo social, familiar ou pessoal.
Os naturistas preferem o termo “naturismo”, em detrimento do termo “nudismo”, uma vez que naturismo envolve aquilo em que acreditam e a filosofia e os valores pelos quais se regem. Isto inclui regressar às origens numa aproximação à Natureza, a autoaceitação e a criação de mais e melhores relações entre humanos ao deixar cair o superficial. Estes bonitos sentimentos ajudam aqueles que abraçam o movimento, para estarem em paz e usufruírem de todos os benefícios de saúde que chegam com o “pôr-se ao natural”, de modo a manterem um saudável estilo de vida naturista.

Benefícios do estilo de vida naturista
O estilo de vida naturista promove o viver em harmonia com a Natureza e o respeito pelo Meio Ambiente. Em resultado disso, a maioria das pessoas que abraçam o estilo de vida naturista sentem-se mais ligadas à Natureza quando estão despidas. Alguns benefícios de saúde têm sido ligados ao naturismo apenas com algumas horas passadas sem roupa entre os lençóis. Estes benefícios incluem melhor qualidade do sono uma vez que baixamos a temperatura corporal para os recomendados 19º C. Também favorece uma melhor pele, reduz o risco de doença cardíaca e melhora a vida sexual.

Dormir sem roupa, uma das mais suaves e mais aceites formas de nudismo, tem demonstrado possuir vários benefícios de saúde que incluem: prevenção de insónia; melhoria da qualidade do sono, o que permite dormir por mais tempo; previne o envelhecimento; ajuda a perder cintura (um dos mais comuns problemas localizados das mulheres); melhora a saúde dos órgãos sexuais e a vida sexual, previne doenças de pele; previne diabetes tipo 2, melhora a circulação sanguínea; aumenta a autoestima. Para saber mais, leia o artigo anterior “Benefícios do Naturismo” (traduzido do mesmo blogue).

No entanto, existem diversas regras para naturistas que ajudam a tornar-se num naturista saudável em vez de contrair alguma infeção enquanto vive a sua vida livre e orgulhosa/o. Estes conselhos são comuns a qualquer resort, praia ou restaurante naturista.

As toalhas são obrigatórias
Todos os naturistas possuem algo em comum, a juntar à autoaceitação e confiança. A toalha com que andam sempre para todo o lado. É essencial por razões de higiene e para prevenir a contração de qualquer infeção. Todas as praias, piscinas, resorts ou restaurantes naturistas requerem que se sente na sua toalha sempre que esteja nas instalações.

Roupas
Na maioria dos empreendimentos as roupas não são permitidas na piscina, não apenas por tornar estranha a situação para toda a gente, mas porque provavelmente o fato-de-banho transporta mais bactérias do que aquilo que se possa imaginar. No entanto, o melhor é usar algo se estiver frio para evitar as constipações e para não ter de encurtar as férias.
A lingerie não é permitida em qualquer circunstância na maioria dos empreendimentos uma vez que vai contra a filosofia de vida do naturismo e é bastante desrespeitoso, ainda que quem a use seja um modelo de lingerie.

Calçado
Esta é a exceção à regra do vestuário. Queremos estar confortáveis, mas não queremos cortar os pés em algo, escorregar ou pisar conchas. O calçado deve ser usado de modo a evitar ferimentos desnecessários.

Chuveiro
Antes de entrar na piscina, jacuzzi ou hidromassagem, é necessário que se molhe no chuveiro para eliminar tudo o que possa sujar a água como areia, loções, protetor solar, óleos ou desodorizantes. A higiene é uma parte importante na comunidade para garantir que nenhuma doença seja transmitida e para que as instalações continuem sanitariamente agradáveis por mais tempo.

Os membros da comunidade naturista acreditam que é realmente importante para todos estarmos em contacto com a Mãe Natureza, desde que tal seja realizado com segurança. Siga estas regras e aprecie a sua jornada naturista, bem como todos os benefícios de saúde que o Naturismo nos oferece.

Traduzido e adaptado por José Luís Vieira a partir de http://blog.vritomartis.com/health-tips-nudist-lifestyle/#more-974
em 21/08/2017
anterior subir next
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal