Benefícios do Naturismo - Artigos II - Associação Pensamentos ao Vento

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Benefícios do Naturismo
57beneficiosnaturismo
Na sociedade de hoje onde o sexo e a nudez são usados para vender produtos, a nudez casual é proibida e, na maioria dos casos, até podemos vir a enfrentar processos judiciais. Não é, portanto, surpresa alguma que o Naturismo seja entendido de forma diferente na sociedade e não de uma forma positiva. No entanto, ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, o Naturismo é tudo menos um estilo de vida sexual e a maioria das pessoas que abraça este estilo de vida fá-lo para se sentir livre. Estar despido socialmente também oferece uma solução alternativa
para a maioria dos problemas que as pessoas enfrentam no seu dia-a-dia e traz consigo uma imensidão de benefícios.

Vejamos então alguns dos benefícios do Naturismo:

1) A exposição solar ajuda a melhorar a saúde do corpo
Um dos principais benefícios do naturismo é a exposição do corpo ao sol, o que nos traz muitos benefícios para a saúde. A exposição solar ajuda à produção da vitamina D pelo corpo, o que comprovadamente beneficia a prevenção de doenças como o raquitismo, artrite, diabetes, osteoporose, doenças cardiovasculares e alguns tipos de cancro. Além de melhorar a saúde física, a exposição solar também ajuda a melhorar a saúde mental: banhos de sol ajudam a promover uma sensação geral de bem-estar no nosso corpo, o que pode ajudar a melhorar a disposição.

2) O Naturismo atua como terapia
Está comprovado que o Naturismo tem benefícios terapêuticos que podem ajudar a mitigar a maioria dos problemas que temos de enfrentar no nosso dia-a-dia. O estilo de vida é muito sensitivo e cria uma sensação de bem-estar que ajuda a revigorar o corpo. A sensação de euforia que acompanha a nudez total também ajuda no tratamento de problemas de saúde mental, tais como o stresse, a ansiedade e a depressão. Além disso, o Naturismo atua como uma forma de massagem em que a pele é estimulada, o que ajuda a desintoxicar o sistema linfático e melhora a circulação sanguínea.

3) Ajuda as pessoas aceitar o seu próprio corpo
A maioria das pessoas vive constantemente com o medo de que o seu corpo não seja suficientemente perfeito. Especialmente no caso das mulheres, que são moldadas para se sentirem inferiores caso os seus corpos não sejam idênticos às imagens dos corpos ideais espelhados nas revistas de moda. Por exemplo, a maioria das mulheres sente-se inferiorizada se entenderem que as suas mamas são demasiado pequenas ou demasiado grandes, ou se os seus corpos são demasiado magros ou obesos. Em resultado disto, as pessoas estão constantemente sob pressão para viverem de acordo com a mítica imagem do corpo ideal e usam as roupas como uma forma de esconderem os complexos de inferioridade. O Naturismo ajuda a evitar isto auxiliando as pessoas a perceberem que o conhecimento das imperfeições do seu próprio corpo não é mais do que a confirmação da diversidade dos corpos do ser humano. Isto ajuda as pessoas a aceitar o seu próprio corpo e a respeitar o dos outros.

4) Ajuda a aumentar a autoestima
O vestuário é usado pela sociedade como um indicador de estatuto social, o que pode levar a complexos de superioridade ou inferioridade. No estilo de vida naturista, uma vez que as pessoas removem as suas roupas, todos são considerados iguais e pouca atenção é dada ao estatuto social. A acrescentar a isto, a sensação de euforia, que chega combinada com a exposição do corpo à natureza, ajuda a incrementar a confiança que é uma grande impulsionadora da autoestima.

5) Ajuda a promover pontos de vista tolerantes
Devido à diversidade que existe na maioria das sociedades atuais, a intolerância é uma questão importante. As pessoas que são vistas como diferentes são justamente as que estão sujeitas aos preconceitos da sociedade. O Naturismo defende o respeito pelo próprio e pelos outros, o que ajuda a promover a tolerância na sociedade. Isto é suportado por um estudo levado a cabo pela Universidade Central da Flórida que demonstrou que os estudantes apoiantes do estilo de vida naturista revelaram mais tolerância para com pessoas homossexuais e de grupos religiosos diferentes. Os participantes do estudo também demonstraram menos preconceito para com pessoas de diferente etnia.

6) Benefícios de tempo e dinheiro
A despesa com vestuário é enorme e por todo o mundo as pessoas gastam anualmente milhares de milhões de dólares em roupas. Adicionalmente aos custos monetários, as pessoas gastam horas na compra e manutenção das roupas e montes de tempo a pensar o que vestir de modo a encaixar na imagem corporal “ideal” difundida pelos media. O Naturismo ajuda a levantar este fardo e as pessoas que optam por este estilo de vida podem direcionar o dinheiro e tempo que gastariam em vestuário para outros propósitos mais úteis.

7) Liberdade
O Naturismo é um estilo de vida libertador que nos proporciona uma grande sensação de liberdade quando retiramos a roupa e nos expomos à natureza. Estar despido é mais confortável e permite apreciar melhor atividades como tomar banhos de sol e nadar. Estar despido também remove as restrições da roupa ao nosso corpo, o que torna mais fácil e mais agradável aos nos movimentarmos e no desempenho de diversas atividades.
A juntar à liberdade corporal, o naturismo também nos proporciona liberdade de várias restrições que existem na sociedade. De acordo com Paul Ableman, o Naturismo simboliza a “descolagem” da civilização e de vários constrangimentos que lhe estão associados.

8) Permite socializar com outras pessoas de ideias semelhantes
A somar aos benefícios do Naturismo para a saúde, o estilo de vida providencia um ambiente livre e seguro onde as pessoas podem socializar com outras de ideias semelhantes. Existem diversos clubes naturistas com instalações como alojamento, spa, sauna e piscina onde as pessoas podem relaxar e socializar. O Naturismo é, assim, um estilo de vida onde as pessoas que partilham das mesmas ideologias podem relaxar e se envolver em diversas atividades em conjunto.

9) Pode promover a relação saudável entre o casal
De acordo com uma recente pesquisa sobre Naturismo, a maioria das pessoas embarcam neste estilo de vida porque a/o sua/seu parceira/o estava interessada/o nesse estilo de vida. O Naturismo ajuda as pessoas a aceitar o seu próprio corpo e ficou demonstrado que promove uma sexualidade mais saudável, o que pode ajudar a fortalecer a relação entre o casal. Também proporciona um local seguro onde o casal pode passar tempo de qualidade e partilhar os pensamentos, sentimentos e desejos. A aceitação do corpo do outro também ajuda a elevar a confiança e a autoestima, bem como a quebrar as diversas barreiras que ajudam a dificultar a satisfação plena numa relação. A juntar a isto, o Naturismo fomenta a comunicação honesta baseada na confiança, o que pode promover relações saudáveis.

10) Ajuda ao contacto das pessoas com a Natureza
O Naturismo é um estilo de vida que estimula a vida em harmonia com a Natureza e o respeito pelo meio ambiente. Em resultado disso, a maioria das pessoas que abraça o estilo de vida sente uma maior ligação à Natureza quando está despido. Por exemplo, tomar banhos de sol ou nadar é mais gratificante sem roupas do que com elas. A sensação de euforia que se obtém quando o vento sopra no corpo nu ou quando se caminha por aí descalço é muito revigorante e ajuda a que apreciemos mais o meio envolvente.

11) Recreação e satisfação
O Naturismo não é apenas um estilo de vida; providencia uma grande fonte de recreação e satisfação. Os naturistas desportistas podem desfrutar de desportos como volley, ténis, ténis-de-mesa, snooker, setas, ou mesmo participar em competições desportivas. A juntar ao desporto, os naturistas têm clubes onde as pessoas podem relaxar e entrar em atividades como natação. Os naturistas também organizam eventos sociais, como ciclismo sem roupas, caminhadas, rallies motorizados, refeições e experiências gastronómicas. Estes eventos sociais são uma grande fonte se prazer e também proporcionam uma excelente oportunidade de socialização, onde se pode encontrar com velhos conhecidos ou fazer novos amigos.

12) Promove o crescimento psicológico
De acordo com o Dr. Robert Henley Woody, o medo de estar despido é um mecanismo de defesa do corpo. Muitas pessoas desenvolveram este mecanismo para os ajudar a protegerem-se de se sentirem inferiores devido às imperfeições que encontram nos seus corpos. Isto pode levar a uma compulsão para andar sempre vestido, mesmo quando não é socialmente necessário, ou mesmo quando a roupa se torna desconfortável para o próprio corpo. Enquanto esta compulsão pode ajudar a proteger de se sentir inferior, também pode dificultar o crescimento de novos comportamentos que ajudam ao crescimento psicológico do indivíduo. O Naturismo pode ajudar a evitar isto ao libertar o corpo, a mente e o espírito, e ajudando a melhorar a saúde mental.

13) Ajuda a promover a maturidade sexual
Contrariamente ao que a maioria das pessoas acredita, o vestuário fixa a atenção na sexualidade. Na atual sociedade, a nudez parcial é considerada sexualmente estimulante e é usada para vender produtos. As atuais tendências na indústria da moda também estão focadas na erotização das diferentes partes do corpo, como por exemplo as mamas, ancas e nádegas. Isto levou ao aumento de formas imaturas de sexualidade na sociedade que, por sua vez, levam à imoralidade. O Naturismo, por outro lado, foca a atenção na aceitação do corpo e das suas imperfeições. O abandono de todas as roupas torna as pessoas mais familiares com a nudez, o que ajuda a reduzir a curiosidade e o encantamento que é comum à nudez parcial. Isto ajuda as pessoas que aderem ao estilo de vida naturista a tornarem-se mais maduras sexualmente.

14) Ajuda a acalmar a ansiedade acerca dos processos naturais do corpo
Desde muito novas, as pessoas são ensinadas que o vestuário é algo que deve ser usado sempre e que não se deve mostrar o corpo. Isto tende a cultivar a vergonha do corpo, fazendo com que as pessoas vejam os seus genitais como “partes impróprias” em vez de partes do corpo com funções importantes. Isto cria uma aura de mistério e ignorância acerca dos processos naturais do corpo, como a adolescência, a gravidez e o envelhecimento, que podem ser fonte de ansiedade e preocupações na maioria das pessoas. As pessoas naturistas são capazes de passar por estes processos naturais do corpo sem o sentimento de vergonha e, assim, sentem menos ansiedade acerca deles.

15) Aumento da sensação de relaxamento
De acordo com os naturistas, um dos principais benefícios do Naturismo consiste na incrível sensação de relaxamento que proporciona. Enquanto naturista, é capaz de desfrutar das redondezas sem se preocupar com diversos bloqueios sociais, como o status e o receio de ser inferior. Além disso, o Naturismo proporciona um ambiente onde as pessoas olham os outros como iguais e aceitam cada um pelo seu verdadeiro eu. Deste modo, pode baixar todos os mecanismos de defesa que havia adotado para se proteger. Isto permite que desfrute mais a vida, que pode ser mais relaxante do que no mundo vestido.

16) Promove várias funções corporais
O vestuário dificulta as funções da pele, o maior órgão do corpo humano e que está envolvido na excreção de toxinas e no arrefecimento do corpo. O vestuário tende a cobrir uma grande parte da pele, o que atrasa estes processos. Subprodutos, como a maquilhagem e óleos, aplicados na pele como acessórios de vestuário também invadem os microrganismos da pele, dificultando as suas funções. O Naturismo expõe completamente a pele ao ambiente, o que melhora a excreção das toxinas e o arrefecimento do corpo. O Naturismo também ajuda a pele a usar o seu desenvolvido sistema para manter o corpo quente em vez de usar as roupas.

17) Aumenta a moralidade
De acordo com estudos, os países que apoiam o Naturismo possuem uma menor taxa de gravidez na adolescência e de aborto. Isto deve-se ao facto de o Naturismo promover a compreensão da sexualidade ao reduzir a desaprovação moral que acompanha a tentativa de procurar tal conhecimento. Reduz a curiosidade que é comum à maioria dos adolescentes, que experimentam o sexo precocemente sem estarem completamente cientes das implicações.

18) Reduz o patriarcado
A roupa promove a sociedade patriarcal onde se espera que as mulheres se vistam de acordo com certos requisitos. Aquelas que não seguem esses requisitos são malvistas pela sociedade e muitas das vezes ostracizadas pelo preconceito. O vestuário também promove a sexualização do corpo feminino, o que leva a comportamentos sexuais desviantes como a pornografia e assédio sexual. O Naturismo, por outro lado, advoga a aceitação das outras pessoas como iguais e ajuda as pessoas a respeitar o seu próprio corpo. Isto ajuda a eliminar as expectativas masculinamente orientadas e que são repressivas para as mulheres.

Conclusão
O Naturismo é um estilo de vida que é malvisto por algumas pessoas na sociedade, muitas das vezes como resultado do receio e do mau entendimento do que é realmente este estilo de vida. No entanto, como é evidente a partir dos benefícios acima descritos acerca do Naturismo, a nudez social é um estilo de vida holístico que nos proporciona um rol de benefícios físicos, mentais e sociais. Com este estilo de vida, podemos ser capazes de aceitar o próprio corpo, desfrutar de nós próprios sem a pressão das expectativas sociais e ser capazes de levar uma vida mais saudável e feliz.

Traduzido e adaptado por José Luís Vieira a partir de http://blog.vritomartis.com/benefits-of-naturism/#more-697
em 07/08/2017
anterior subir next
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal