Os benefícios, para o corpo, de praticar exercício sem roupas - Artigos II - Associação Pensamentos ao Vento

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Os benefícios, para o corpo, de praticar exercício sem roupas
praticarnaturismocomfilhos
Para o corpo, os benefícios de praticar exercício sem roupas são numerosos, variando da capacidade de observar os seus grupos musculares a funcionar, a estar livre das roupas. Na Grécia antiga, acreditava-se na “mente sã em corpo são”. Mas se acredita que eles usavam toda essa parafernália de equipamentos que hoje se vê nos ginásios, está enganado. Vejamos então os benefícios de se exercitar sem roupas.
Pode soar um pouco estranho, mas temos de saber que existem realmente benefícios para a saúde ligados à nudez, especialmente durante os meses mais quentes de verão. Alguma vez se questionou sobre a origem da palavra “ginásio”? Os antigos gregos normalmente exercitavam-se sempre sem roupas, daí terem criado o termo “gymnós” que quer dizer “nu” [1] .

Porque fazê-lo?
Se o objetivo é parecer bem sem roupa, então porque não ver todos os músculos enquanto se exercita de modo a tonificar e desenvolver as áreas, normalmente cobertas, do modo que pretende? Algumas pessoas acham muito limitador não conseguir ver os músculos e áreas que pretendem desenvolver.
Os culturistas conhecem os benefícios de observar cada parte do seu corpo despido em frente a um espelho, uma vez que os seus corpos, sem dúvida alguma, irão ser minuciosamente observados pelos juízes durante as competições. Só com a observação atenta do seu corpo é que estes atletas esperam obter uma visão confiável do que os juízes e espectadores irão ver.
Outros atletas também podem beneficiar deste escrutínio periódico do seu corpo. Que melhor forma de apreciar as funções corporais durante o exercício do que fazê-lo sem roupas em frente a um espelho?

Questões de saúde
Deixe o seu corpo respirar: Se usar roupas durante o exercício físico não dará ar suficiente à sua pele. A pele humana necessita de ar para respirar e ao cobri-la com roupa justa, estamos, na realidade, a enfraquecer a pele ao reabsorver as toxinas que o nosso corpo libertou através das glândulas sudoríferas. Assim, essencialmente, estar despido permite ao nosso corpo libertar toxinas que de outro modo ficariam retidas.
Queime mais calorias - Costuma-se afirmar que se queimam mais calorias uma vez que se pesa menos sem roupas. Pode parecer um contrassenso porque vai levantar menos peso dado que pesa menos sem roupas, mas o seu corpo estará mais flexível. Deste modo, será capaz de fazer mais durante o exercício.
Circulação sanguínea - Exercitar-se com roupas apertadas não permite que o sangue circule com normalidade. Se os seus músculos forem capazes de se contrair mais, também será capaz de usufruir de um melhor treino.
Pés mais saudáveis - Com exercício sem roupas, também vêm pés descalços. Estudos descobriram que os que correm descalços tendem a ser corredores com impacto na frente do pé ou a meio do pé quando comparados com corredores de sapatilhas confortáveis cujo impacto se dá ao nível do calcanhar. A vantagem é que existe um menor impacto para o corredor descalço, o que significa que ao longo do tempo o potencial de lesão diminui. Existe uma correlação entre os diversos tipos de impacto no pé ao correr e as lesões a longo prazo, e aqueles que tendem a correr com os pés descalços (ou à minimalista) têm um impacto significativamente menor ao correr.

Dura mais
Alguma vez parou de se exercitar por sentir que estava a sobreaquecer? Usar roupas durante o exercício pode fazer com que desista mais depressa, simplesmente porque está demasiado quente, demasiado suado e já não aguenta mais. Ficar em pelota irá permitir ao seu corpo manter-se fresco durante mais tempo. Claro, pode querer usar uma esteira ou toalha de yoga que absorva a humidade de modo a que o suor do seu corpo não acumule na superfície lisa do tapete, tornando-o demasiado escorregadio para o usar confortavelmente. Praticar num tapete sem toalha pode arrasar o propósito, fazê-lo sentir mais suado e mais peganhento de forma mais rápida do que se usasse roupas.

Incremente a sua confiança
De um modo geral, diz-se que praticar exercício sem roupas faz maravilhas à sua confiança. Se a sua confiança está elevada, tende a fazer melhor. Isto quer dizer que, de cada vez que ataca o ginásio, se vai esforçar mais. Além disso, por vezes, o corpo parece mais magro com menos roupa.  Muitas vezes, usar o tamanho de roupa errado, ou roupas que não assentam bem no nosso corpo, pode-nos fazer parecer maiores do que realmente somos.
Diz-se que, se passar 15 minutos por dia sem roupas, a sua confiança aumenta em 20%, então, porque não experimentar exercitar-se sem roupas?

Como fazê-lo
Qualquer rotina de exercício físico pode ser levada a cabo sem roupas. No entanto, existem alguns exercícios que melhoram significativamente se forem praticados sem roupas. Por exemplo:
Exercícios isométricos - Os treinos de força estática trabalham diversos tipos de músculos ao mesmo tempo e, estando despido, pode observar todas as contrações musculares.
Exercícios sem máquinas - As máquinas cobrem certas partes do seu corpo que provavelmente poderá querer ver durante uma rotina sem roupas.
Exercícios de corpo inteiro - Este tipo de exercícios mostra o físico por inteiro e inclui exercícios como agachamentos, alongamentos e flexões

Encontrar o melhor local para se exercitar sem roupas
A desvantagem óbvia, no entanto, é que praticar exercício sem roupas fica restringido à sua própria casa de forma a evitar ofender os outros. Alguns ginásios europeus em voga estão a implementar o “dia sem roupas” uma vez por semana. Também pode procurar por um ginásio naturista! Se souber de algum na sua localidade anuncie-o e deixe que outros naturistas o conheçam.

Exercitemo-nos juntos
Na Associação Pensamentos ao Vento, promovemos diversas atividades indoor sem roupa, especialmente nos meses menos quentes. Pode optar por piscina, setas, badminton, entre outras. Por enquanto, apenas uma vez por mês mas, quem sabe, com mais aderência por parte dos naturistas, estas atividades possam ser incrementadas, ampliando mesmo o leque de ofertas. Tudo depende da adesão dos naturistas. Nos meses mais quentes, para além das atividades de praia temos ainda a Caminhada Noturna Naturista, uma excelente forma de fazer exercício físico em pleno contacto com a natureza num parque florestal durante um par de horas. Qualquer que seja a sua escolha, os benefícios serão a dobrar se o fizer sem roupas. [2]

[1] Nota do tradutor:  Na antiga língua grega, gymnós (γυμνός) significava despido. Os atletas competiam sem roupas e alunos e docentes de algumas escolas de filosofia, como a dos “gimnosofistas”, também não usavam roupa. Por essa razão, a palavra “gymnasion” foi aplicada tanto ao local para a prática de exercício físico como a alguns locais de ensino
[2] Este último parágrafo foi inteiramente alterado de modo a coincidir com as ofertas da Associação Pensamentos ao Vento e não com a associação do artigo original.

Traduzido e adaptado por José Luís Vieira a partir de http://blog.vritomartis.com/exercise-naked/#more-919
em 26/07/2017
anterior subir proximo
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal