5 razões para dormir despido - Artigos - Associação Pensamentos ao Vento

Ir para o conteúdo

Menu principal:

5 razões para dormir despido
5 razões
Aqui está porque deve começar a dormir despido, mesmo em noites frias
Dormir o suficiente é extremamente importante para o nosso bem-estar. Dormir de forma pouco adequada pode ser um fator para o desenvolvimento da diabetes, doenças cardíacas ou mesmo cancro.
A qualidade do sono também é essencial e é tão importante como a quantidade. Para assegurar que o sono é tão repousante quanto possível, muitas pessoas acreditam que a melhor forma é dormir despido. E existem realmente cinco boas razões que o confirmam.

1. Regula a temperatura corporal
Quando dormimos, a nossa temperatura corporal desce automaticamente. Usar um pijama grosso e quente interrompe a natural reação corporal. Isto pode levar a um sono inquieto que origina uma falta de energia na manhã seguinte. Dormir despido assegura que a temperatura corporal não fique demasiado elevada.

2. São libertadas hormonas do sono
Um nível equilibrado de melatonina garante um sono saudável. Esta hormona do sono é regulada de forma natural quando se dorme despido. A luz ambiente e a temperatura do quarto desempenham um papel fundamental na criação de melatonina. Idealmente, o quarto deve estar completamente às escuras e não ter mais de 21ºC.

3. Reforça a relação
As relações também podem sair beneficiadas com a nudez entre os lençóis. Há libertação de oxitocina quando se dorme acompanhado. Esta hormona origina sensações de felicidade e exerce um efeito positivo no sono. Também ajuda a fortalecer os vínculos emocionais entre humanos, reforçando, assim, a relação.

4. As hormonas do stresse são reguladas
O cortisol é conhecido como a “hormona do stresse” e é muito importante em vários dos processos metabólicos que ocorrem no nosso corpo. Se aquecermos demasiado por baixo dos cobertores, a produção de cortisol aumenta. Um elevado nível de cortisol leva a um apetite voraz (e a um aumento de peso a longo prazo), aumenta o nervosismo e a tensão arterial. Ao regular a temperatura corporal, dormir despido ajuda a manter os níveis de cortisol baixos.

5. Aumenta a nossa sensação de bem-estar
Quando se dorme sem pijama, ajudamos a circulação sanguínea porque o sangue pode fluir com maior facilidade através do corpo. Isto faz-nos sentir melhor e, em resultado disso, dormimos melhor. Quem sobre de distúrbios do sono deveria experimentar dormir despido.

Se sempre tem dormido em pelo, provavelmente já notou alguns dos benefícios de saúde acima listados. Mas para aqueles que sempre insistiram em pijamas, porque não experimentar? Pode demorar até se acostumar, mas no final o seu corpo vai-lhe agradecer.

Traduzido e adaptado por José Luís Vieira a partir de http://www.healthhacks.be/in-the-buff/?ref=fb
em 23/06/2017
anterior subir proximo
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal